Empresa

SICON Automação Comercial

A SICON Automação Comercial nasceu em 1º de junho de 1994 a partir da evolução tecnológica das antigas máquinas registradoras que, além de fazerem o registro financeiro das vendas, pudessem também controlar o estoque dos produtos e as compras dos clientes. Isso exigia que elas fossem interligadas a computadores e que houvesse um software que controlasse essas tarefas. Por isso, nesse ano, foram instalados os primeiros sistemas de controle de estoque (SICRE – Sistema Integrado de Controle de Registradoras) e um ano após os primeiros leitores de código de barras da região, iniciando assim, uma grande revolução no processo de automação dos estabelecimentos comerciais.

Visando o crescimento do setor de automação comercial, a Sicon iniciou o desenvolvimento de software para o controle de estoque (Argos) e o comércio de equipamentos em informática. Em 1995 estabeleceu-se na sede atual (Rua Benjamin Constant, nº960, Sala 101) em uma área com quase 400 m² expandindo seus negócios e seu quadro de colaboradores.

A partir daí voltou-se fortemente para a área de desenvolvimento, criando diversos produtos destinados a atender o varejo, como o frente de caixa (Genesis) para ser utilizado com impressoras fiscais e assim substituir as máquinas registradoras. Nessa época, importantes parcerias se firmaram com os principais fornecedores de equipamentos para automação comercial, tais como Bematech, CDC Brasil (atual Scan Source) e Toledo, as quais se mantém até os dias atuais, graças aos valores de transparência e honestidade. Também se credenciou junto a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul para fazer intervenções em equipamentos fiscais e junto ao INMETRO para intervenção em balanças eletrônicas, contando assim com um serviço diferenciado e exclusivo na região, sendo esses credenciamentos atestados de idoneidade e seriedade das ações realizadas pela SICON, pois tratam-se de processos criteriosos, e que exigem capacitação técnica e conduta irrepreensível.

Com a evolução dos sistemas operacionais, a Sicon aperfeiçoou seu software para frente de caixa, batizando-o de Genesis 2000, e homologando-o junto as operadoras de cartão de crédito e bancos, consulta de cheques e pagamento de contas.

Este foi mais um grande passo e um diferencial significativo da empresa. A fim de continuar atendendo o ramo supermercadista com um sistema mais robusto e atualizado tecnologicamente, buscou em 2009 a parceria com as empresas Simus e Socin, desenvolvedoras dos sistemas Superus e eConect, respectivamente. Da mesma forma, em 2012 firmou parceria com a empresa Sfhera para o fornecimento de software para os demais segmentos do comércio varejista.

Enfim, a SICON nasceu voltada a fornecer soluções de software, equipamentos e serviços para automação comercial e se mantém focada nisso até hoje, sendo líder do segmento na região central do Rio Grande do Sul, e buscando cada vez mais se aprimorar em soluções que agreguem valor ao negócio de seus clientes.

Diretrizes Estratégicas

Missão

Fornecer soluções para automação e gestão de estabelecimentos comerciais, gerando informações que auxiliem na tomada de decisões, proporcionando o suporte necessário a continuidade e bom funcionamento de todo o sistema, tanto na parte de assistência técnica quanto operacional.

Valores

  • Comprometimento
  • Espírito de equipe
  • Transparência
  • Honestidade
  • Ética
  • Qualidade
  • Credibilidade

Área de Atuação

Área de atuação


Credenciamentos:

Inmetro
Sefaz
Sefaz
BNDES